A carga horária diária de um atendente de callcenter é de 6:20h, com dois intervalos de dez minutos e pausa para lanche de 20 minutos. A faixa salarial média de um operador no primeiro nível, na Contax, é de um salário mínimo com possibilidade de ganho em remuneração variável, que gira em torno de 30% do salário fixo, podendo chegar ao dobro do valor. “A remuneração variável está condicionada ao atingimento de metas”, explica Veridiana.
Para ser operador, não é necessária experiência anterior, pois é fornecido o treinamento de capacitação inicial para a função. Ainda assim, é importante o conhecimento básico em informática. De acordo com a gerente de RH, as principais competências esperadas em um candidato são comunicação, orientação para satisfação do cliente e controle emocional.
Tem possibilidade de crescimento até o cargo de Diretor de Clientes. Além dos operadores, o quadro é formado por três gerentes de operações, um gerente de projetos e um gerente de RH. “Atualmente, existe um número crescente de vagas, pois os callcenters constituem-se cada vez mais como um centro de lucro para as organizações. Os setores de TI, serviços financeiros e outsourcing representam a grande fatia, aproximando-se de 60% do mercado”.
A gerente de RH ainda explica a alta rotatividade dos funcionários: “o setor de contact center é um dos maiores empregadores de país. Hoje ele emprega mais de uma milhão de pessoas, segundo a ABT, Associação Brasileira de Telesserviços. E esses números crescem cerca de 10% ao ano. Por não exigir experiência, o setor acaba por ser a porta de entrada de muitos jovens no mercado de trabalho, sem pretensão de fazer carreira e, com isso, o mercado sofre com a alta rotatividade”.
Por: Afonso Bazolli
Fonte: PEGN